quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Até que ponto se pode dizer que a corrupção é um mal brasileiro?

“(...)onde há poder, há corrupção. O Brasil é apenas mais uma nação em que o desvio de caráter se faz presente, não a pior delas.”(MEZZENI, Paolo. Painel do Leitor. Folha de São Paulo, 12/07/06)

Atestar o Brasil como o país da corrupção, não é novidade, mas um  pequeno exagero?! Há muito _ pontuemos desde seu descobrimento “por caravelas e homens portugueses” _ torna-se fácil reconhecer que as gentes que nesta terra estavam jamais foram consideradas gentes da terra. Contudo, ainda assim, não será por esta introdução no cenário global que diremos que a corrupção é um mal brasileiro. Afinal, não foram os índios – os primeiros habitantes – os discriminados pelo europeu colonizador?
Ademais, a corrupção é um mal generalizado e bem acomodado aos costumes e às práticas. Desde a ultrapassagem de um sinal de trânsito ao cadastramento do filho, menor de idade, no face, tudo é normal e "faz parte". Fruto do desvirtuamento dos valores éticos, talvez nascida da contradição entre o “ser” filosófico e o “ter” antropológico, a corrupção perpassa todas as classes sociais, sem preconceito. É convidativa ao pobre e ao rico; é atraente ao corpo e ao espírito. Agrada tanto ao que vende a droga como ao que violenta a mulher ou rouba um passante. Como afirmar de onde ela veio e para onde ela vai? Ela, a corrupção, acredito, é mais do que uma questão de caráter! Por que não? É, muito mais, uma questão especificamente humana. E, sendo humana, imersa no caos e no relativismo da contemporaneidade, continua inteiramente voltada à possibilidade da discussão... porque, convenhamos, "quero ver quem paga pra gente ficar assim!"
Portanto, a corrupção é um mal brasileiro até onde os que burlam as leis e assassinam os sonhos o fazem à vontade, sem críticas. Até onde a voz da liberdade de expressão desaparece e o bom senso... desmaia. Até onde a verdade deixa de ser ela mesma e admite um "dois pontos" acrescentando mentiras como adendos, impondo, enfim, um tal de "ponto... final".

Um comentário:

  1. Com seu texto você nos mostra que a corrupção existe desde muito e está disseminada no mundo, não é exclusividade do brasileiro. Por algum motivo, que eu desconheço mas desconfio da má intensão, é essa face de nossa sociedade que insistem em explorar sem, contudo, trabalhar para a presentação de a reais soluções para este problema que nos corrói!!!
    Teamo!!!

    ResponderExcluir